segunda-feira, 2 de agosto de 2010

É um agente da mudança?!


Neste momento há muitos ataques de pânico. É “apenas” o medo da mudança.
Muitas pessoas paralisam virtualmente, porque têm medo da mudança. Medo de tentar algo de novo e diferente. Mas não há alternativa e a mudança está a acontecer a uma velocidade incrível.
Pode aterrorizar, pois ninguém, verdadeiramente, sabe exactamente para onde nos conduz esta transformação, mas não há alternativa. Quem não mudar, morre.
O medo limita as nossas capacidades, impedindo que ampliemos o nosso crescimento, conhecimento e o sucesso que temos na vida. Para quebrar o ciclo do medo precisamos de entender o verdadeiro sentido da palavra medo.
Na língua inglesa utiliza-se muito um anacronismo para a palavra medo: FEAR – False Expectations Appearing Real! Ou seja, falsas expectativas parecem reais. E neste momento as aparências (ou os factos) conduzem a situações de pânico.
Mas como líderes e empresários, como mudamos e somos os agentes de mudança para os outros?
Se uma pessoa está satisfeita, muda? No mínimo é improvável.
A fórmula da mudança da ActionCoach é simples e ajuda a compreender o processo de mudança e de que forma podemos afectar positivamente a mudança em nós e nos outros:
Fórmula da Mudança: (I x V) + PP > R.
Ou seja Insatisfação x Visão + Primeiros Passos maior do que a resistência á mudança.
O I da fórmula de Insatisfação, para uma pessoa mudar tem de existir um determinado nível de insatisfação com a situação presente. Mas não chega. Se há insatisfação sem existir Visão de uma melhor alternativa, não existirá mudança. Há lamentos, queixinhas e suspiros.
Por vezes, a razão mais poderosa da Insatisfação é ter uma Visão de uma alternativa melhor.
Esta é a fórmula válida como alguns negócios prosperam ou preparam-se para momento prósperos e outros definham paralisados pelo medo, com o mesmo ou pior nível de performance.
Com este “Tsunami” Financeiro e Económico, vivemos momentos verdadeiramente empolgantes para os líderes.
Usando esta metáfora, muitas pessoas (e empresas) estão desesperadamente agarradas a uma árvore ou num topo de um telhado. Todos temos a certeza que depois do Tsunami nada vai ser igual. Mas é preciso ter a coragem do PP-primeiros passos. Temos de largar a nossa de zona de conforto e ter a coragem de enfrentar para superar a nossa R – Resistência à mudança.
Seguindo esta fórmula da mudança, pode tornar-se um agente da mudança da sua vida e da vida dos outros, conduzindo o seu negócio ao nível seguinte.
Em algum momento da história houve excesso de líderes?

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário