segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eu estou ok... e você?!


Quando as ofertas são iguais as pessoas preferem fazer negócios com amigos!
Mesmo quando as ofertas não são iguais, as pessoas continuam a preferir fazer negócios com amigos!
Para mim, os bons exemplos de pessoas interessantes e admiráveis são aquelas que dão algo primeiro; que ouvem e interessam-se pelos outros. Boas relações pessoais garantem mais do que riqueza, conduzem à realização, agendas preenchidas e vivências intensas. Escolher partilhar é glorioso!
1)De que forma eu dei alguma coisa hoje?
2)O que fiz eu hoje, que pode ser considerado um investimento para o futuro?
3)O que aprendi eu hoje?
As 3 questões acima indicadas são denominadas as Power Questions do coach e autor, Anthony Robbins, para colocarmos no final do dia, de forma a mantermos a correcta atitude de aprendizagem sobre o que fizemos e fomos durante cada dia. Parece-me quase impossível responder a estas perguntas sem na resposta aparecerem pessoas, sob a forma de Colegas, Equipa, Clientes, Parceiros, Família, Comunidade e outras ligações pessoais.
As boas ligações (amizades?) nos negócios resultam, eventualmente, de 2 situações:
- Abundância, ou seja facilidade a dar e, também, a receber.
- Uma atitude, comportamento e congruência para gerar confiança.
Na mentalidade em geral, em Portugal, tal como na empresarial e profissional, há 2 sentimentos que precisamos de mudar para transformar as atitudes: Individualismo e Escassez.
Lembro-me daquela comparação entre dois baldes de caranguejos: No primeiro balde, sempre que um caranguejo queria sair, os outros puxavam para trás, por sua vez, no segundo balde os caranguejos criaram um plano para, em equipa, todos saltarem fora.
Em que balde gostaria de estar?
Para o autor e um dos maiores especialistas sobre vendas e networking, Jeffrey Gitomer, as 4 questões que provocam respostas que levam ao crescimento pessoal e ao sucesso empresarial são:
1)Quem conhece?
2)Qual é a qualidade das suas ligações com pessoas no seu circulo de influência/relacionamento?
3)Sabe como estabelecer uma ligação fora do seu círculo de influência?
4)Quem é que o/a conhece?
No mundo dos negócios e no mundo profissional, esta última pergunta é a mais importante para os resultados. Quem se lembra de nós, nos momentos em que há novas oportunidades? Porquê?
A criação de redes de contactos e de alianças estratégicas fará a diferença para as PME’s que incorporarem estas estratégias nas suas prioridades de acção.
São precisos projectos de criação de ambientes para construir parcerias e soluções ganhar – ganhar entre diferentes empresas. Quem assume esta responsabilidade?

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

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