segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SER x FAZER = TER


Para ter significado, qualquer mudança na vida ou no negócio tem que ser dramática. Por exemplo, para aumentar as vendas em 200% em 3 meses, são necessárias mudanças massivas, quer na forma de pensar de um empresário, quer na maneira como faz as coisas.
Se pretendemos TER alguma coisa na vida, reconheçamos que temos de FAZER algo para a alcançar. Se queremos riqueza, primeiro temos de investir. Se queremos amor temos de dar. Se pretendemos respeito ou confiança, primeiro temos de o conquistar. Independentemente do que pretendemos alcançar, temos de FAZER para TER.
Mas a forma de FAZER não é a única coisa que precisa de ser alterada, para TER é preciso SER a pessoa que permite alcançar as coisas. Precisamos de desenvolver a identidade, as crenças e os valores adequados para TER esses resultados.
Quantas pessoas ganharam Totoloto e Lotaria e em poucos meses perderam tudo? Não se tornaram milionários, porque não tinham a identidade e valores adequados!
E o ambiente onde as pessoas estão inseridas que influência tem, sobre as decisões, acções e comportamentos? De que forma este ambiente influencia a identidade, crenças e valores?
É necessário SER. Todas as pessoas têm uma identidade que se desenvolveu, habitualmente nos primeiros anos de vida. Essa identidade tem valores e crenças que limitam. Talvez acredite que os seus clientes estão sempre à procura de um desconto. Vai atrair este tipo de clientes para o seu negócio, por aquilo que acredita. E se acreditar que os empresários são avarentos e com péssima qualidade de vida porque trabalham demasiadas horas e não tem vida pessoal? O que supõe que SERÁ, quando se tornar empresário? É necessário encontrar outros exemplos para modelar.
Para TER, milhões de euros ou rendimentos de centenas de milhar, temos de desenvolver as crenças e valores de um milionário e, acreditar que temos uma identidade que podemos copiar. Se nos relacionamos como pessoas abundantes, felizes e com sucesso, tendencialmente vamos SER pessoas com estas características, porque temos esta referência como modelo e desenvolvemos este tipo de crenças e valores.
Nos negócios não é diferente. Para TER clientes excelentes e negócios excelentes, temos de desenvolver o negócio de forma a atrair este tipo de clientes.
Identificado o cliente que pretende, terá que SER o local onde estes clientes compram. Negócios fantásticos atraem clientes fantásticos, FAZENDO coisas necessárias para TER esses clientes e SENDO um líder á altura do negócio.
Se É a pessoa ou empresário que atrai o seu mercado alvo ideal, então seu negócio SERÁ o que pretende. Temos de SER e FAZER para TER.

Paulo Mendes
Business & Executive Coach

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