segunda-feira, 26 de julho de 2010

Descrição de Cargos e Análise e Avaliação de Funções



Numa época em que as reformulações nos quadros das empresas são uma constante, aqui ficam algumas sugestões.
Uma importante chave para o sucesso de qualquer negócio é garantir que todas as pessoas conheçam a visão e os objectivos da empresa. No entanto, para que esta imagem se torne real, cada membro da equipa têm de saber qual é o seu papel, de que maneira pode contribuir na concretização da missão da empresa e quais os resultados que são esperados que cada membro alcance.
Normalmente, é utilizado uma descrição de funções que, ao detalhar tarefas a realizar, clarifica o seu papel e define responsabilidades para cada elemento da organização. Por regra, nas PME’s e mesmo nas grandes organizações, falta adicionar à descrição de funções, os critérios de avaliação, de forma a medir a performance de cada trabalhador. Criar um Contrato Posicional ultrapassa esta limitação.
O conceito Contrato Posicional é desconhecido para a maioria dos empresários ou líderes de unidade de negócio. Um bom Contrato Posicional adiciona à descrição de funções, critérios de medição dos resultados pretendidos e explicita de que forma cada membro da equipa vai prestar contas da responsabilidade assumida, para a concretização dos superiores e partilhados objectivos da empresa.
O seu negócio não tem Contratos Posicionais, nem manual com clara descrição de funções? Uma excelente oportunidade de melhoria, com 3 passos:
1) Descrição do Cargo de Trabalho: Lista de responsabilidades e funções. Distribuídas por designação do Cargo, lista de responsabilidades e descrições de funções por ordem de importância e tempo necessário para realizar essas funções.
2) Especificidades do Trabalho: Lista de conhecimentos (educacionais e outras), experiências (relevantes para o bom desempenho), competências (línguas, técnicas, etc) e características (comportamentais, liderança, trabalho em equipa) requeridas para a excelência no desempenho das tarefas desta função.
3) Medir o método de prestar contas: Qual é a métrica usada para medir as expectativas de desempenho. Forma de responder à seguinte questão:
-Qual é o resultado desejado para este cargo?
-Os critérios poderão ser, o nível de vendas, lucros gerados, satisfação dos clientes, contribuição para outros departamentos, produtividade e eficácia.
Com base no descrito, foi construído um documento que claramente define responsabilidades e assegura adequadas formas de medição, para obtenção de máximos resultados de cada membro da equipa.
Paulo Mendes
Business & Executive Coach.

www.actioncoach.com/paulomendes
http://powernegocios.blogspot.pt

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