segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que pensamos define o que somos



Gostaria de ter um programa de computador que se concentrasse exclusivamente a encontrar oportunidades e gerar sucesso para si, mesmo quando descansa?
Tenho boas notícias! Esse computador existe e já é seu! Está no seu cérebro e chama-se SAR – Sistema de Activação Reticular. Infelizmente muito poucas pessoas o utilizam de forma activa ou têm controlo sobre o mesmo.
O SAR é um filtro que elimina tudo o que não interessa e nos foca naquilo que interessa. Imagine que está num aeroporto com milhares de pessoas, sons, mensagens publicitárias que não ligamos conscientemente porque não nos interessam. Mas que, de repente os altifalantes chamam o nosso nome ou dão uma informação especial para o voo que pretendemos apanhar. O SAR vai abafar todos os ruídos e todas as imagens e focar-nos na mensagem que é do nosso interesse.
O grande problema é que, por falta de consciência, a maioria das pessoas concentra-se naquilo que não quer e não gosta, em vez de programar-se para os resultados que deseja.
Um desejo é diferente de um objectivo. Um desejo é algo que gostaríamos, mas admitimos que não aconteça. Quando os desejos passam a objectivos, então o nosso trabalho passa a ser concreto e direccionado para as coisas que não admitimos que não aconteçam.
Quando se concentra nas coisas positivas da sua vida e no que de positivo vai alcançar no seu futuro, então está a concentrar deliberadamente o seu subconsciente para as melhorias e soluções que precisa para alcançar os seus objectivos.
Todos, todos os dias temos milhares de pensamentos. Pense no tipo de pensamentos que teve hoje. São positivos ou negativos? A maioria das pessoas pensa mais no que não está bem e partilha facilmente as desgraças, os sofrimentos e as queixas. Assim sendo, há uma grande concentração nos problemas e o subconsciente concentra-se no problema, que assume que é aquilo que interessa, em vez de concentrar-se nas soluções. O que for o seu pensamento dominante é naquilo que o seu subconsciente acreditará e reforçará.
Tenha a atitude de quem tem sucesso, coloque o seu foco nas soluções, e o seu subconsciente trabalhará para trazer mais soluções para ter sucesso, ou seja para alcançar os seus objectivos.
A nossa atitude é aquilo que verdadeiramente podemos controlar na nossa vida, é a nossa ferramenta mais poderosa. Não podemos controlar a economia, a politica, muitas vezes nem o nosso cônjuge ou os nossos filhos. Podemos perceber melhor cada um deles, mas não podemos controlar.
As únicas coisas que podemos controlar são a nossa perspectiva, conhecimento e a nossa atitude. É uma notícia fantástica saber que podemos controlar o nosso destino! Boas notícias, pois são apenas estas coisas que precisamos de controlar para atingir os nossos objectivos pessoais e profissionais.
Quando uma empresa está em apuros, a minha ferramenta mais eficaz é levar as pessoas a concentrarem-se nas soluções e em estabelecer objectivos para melhorar a situação… e os resultados aparecem!

Paulo Mendes
Business Coach
www.actiocoach.com/paulomendes

Sem comentários:

Enviar um comentário