segunda-feira, 28 de junho de 2010

Uma equipa vencedora faz toda a diferença



Nos contactos que tenho com empresários, uma das frases que ouço frequentemente é: “Não consigo arranjar bons empregados” e “Porque não consigo que os meus empregados façam o seu trabalho?”
Seguem-se algumas ideias para tornar a vida dos empresários mais fácil.
Antes de mais, temos de assumir que uma equipa vencedora tem como condição indispensável, uma Forte Liderança. Citando Joe Namath, “Para ser líder as pessoas tem que querer segui-lo, pois ninguém segue alguém que não sabe para onde vai”.
Uma lista de coisas simples, que um empresário pode fazer, para ser líder e mobilizar uma equipa:
-Comunicar a sua visão, missão e objectivos para o negócio, para a equipa saber para onde quer ir;
-Falar sobre o futuro e ajudar as pessoas da equipa a visualizar esse futuro melhor;
-Identificar e rentabilizar os pontos fortes de cada pessoa;
-Ensinar os elementos a serem bem sucedidos;
-Elogiar os membros da equipa quando estão a fazer um bom trabalho. Um líder não receia expressar quando um trabalho (pequeno ou grande) está bem feito;
-Aprender com os erros. Um Líder assume riscos. Usam os erros para fortalecer e fazer crescer a equipa;
-Constroem relações e elevam os níveis de confiança com os membros da equipa. Não se fecham no escritório. Em vez disso, activamente ouvem e pedem opiniões e ideias;
-Ser entusiasta! Experimente demonstrar entusiasmo sobre uma ideia e observe como as pessoas mudam;
-Diversão! Um líder gosta daquilo que faz independentemente das dificuldades. As pessoas preferem seguir quem tem prazer naquilo que faz.
A seguir, avalie os sistemas do negócio. Poucos empresários compreendem a importância dos sistemas e a sua relevância para criar uma equipa vencedora. Com bons sistemas a funcionar, é muito mais fácil para os membros da equipa trabalhar e produzir óptimos resultados, dando previsibilidade e rentabilidade ao negócio.
Quando um empresário sente insatisfação na forma e nos resultados que a empresa está produzir, antes de mais, deve analisar e modificar os sistemas. Desde as coisas mais simples como a forma como o telefone é atendido ou um cliente é cumprimentado, até à forma como os produtos ou serviços são produzidos ou disponibilizados aos clientes.
Se os sistemas não estão devidamente definidos, fáceis de perceber, escritos, como é que alguém pode perceber o que pretende? É um princípio básico para as pessoas trabalharem como uma equipa!
Com os sistemas claramente documentados, a empresa está pronta para recrutar ou formar as pessoas certas que façam funcionar esses sistemas. A forma como a maioria das PME’s recruta, leva em mais de 3/4 das vezes ao resultado: “ Não consigo encontrar bons empregados”. Com os sistemas de recrutamento certos permite, encontrar e recrutar a pessoa certa, mais de 75% das vezes.
Quando tiver os sistemas e as pessoas certas está criada uma poderosa e consistente sinergia. Esta resulta das pessoas certas, no lugar certo e comprometidas com uma visão, missão e objectivo comum.

Paulo Mendes,
Business Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário