segunda-feira, 21 de junho de 2010

É hora de repensar



As férias são um período fantástico para reequilibrarmos a nossa vida, em todos os seus aspectos. Físico, mental, espiritual, familiar, social, entre outros. São um excelente momento para pensar e procurar novas ideias. Ideias que levem a planos que, por sua vez sejam aplicados com acção e capacidade de execução massiva no regresso.
No meu caso, entre formação e descanso, as férias do ano passado foram fantásticas. Pequenos prazeres foram redescobertos e as aprendizagens, imensas.
Em Sydney, na Australia, onde estive em formação, encontrei aquela leveza e humor aussie associados ao pragmatismo anglo-saxónico, que criou a prática diária da filosofia de manter as coisas simples, procurando a forma mais simples de fazer as coisas. “Simplifica Pá!” “E mantém sempre simples!” “Não compliques, tuga!”
Tive formadores com pérolas de atitude como:
- Crise não é o teu negócio. O teu negócio é criar fãs incondicionais, procurando ser o melhor na tua actividade.
- O que aprendes depois daquilo que sabes é o que faz toda a diferença.
- Se não gostas da mudança, ainda vais gostar menos da extinção.
- O teu tempo em frente do cliente tem que ser mágico.
- O melhor marketing é quando um empregado faz coisas simples aos clientes, que fazem a diferença.
- Abandona tudo aquilo que não é necessário sobre o ponto de vista emocional e que impede de alcançar o que pretendes e o sucesso que desejas.
Com a sensatez de: “Não se pode ter razão antes do tempo, mas é tempo de colocar os óculos do optimismo e pensar: Como vou tirar partido desta situação e fazer crescer o meu negócio?”
Se procurar com os “óculos” do optimismo há enormes oportunidades no mercado.
De 1 a 10, faça a auditoria pessoal da sua atitude, em:
1) Atitude e energia diária.
2) Gestão de Tempo e organização pessoal.
3) Sentido de urgência.
4) Estratégia de negócio.
5) Clareza nas suas prioridades e na sua capacidade de execução das mesmas.
6) Disciplina aplicada nos seus projectos chave.
7) Eficiência dos seus sistemas, processos e check-list’s.
8) Dar um serviço memorável aos seus clientes.
9) Ter sistemas de desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipa.
10) Manter e desenvolver relações com os clientes actuais e passados.
Muitos abaixo de 9. Demasiados abaixo de 5. Alguns perto do zero?
Boas notícias! O seu potencial de melhorar é imenso. É uma questão do seu diálogo interno, desenvolver a sua atitude. Se precisar de uns pontapés no rabo e de prestar contas, nada como um dos melhores business coach.
Paulo Mendes
Business & Executive Coach

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