segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ultrapasse o medo, assumindo os riscos



“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.”
(Mark Twain)

Em outros momentos tenho escrito sobre o controlo do destino. A pensar nos empreendedores, dividimos o controlo dos destino em:
- Controlo da visão. Qual é o sonho? Qual é o caminho e de que forma vamos percorrer. Deve ser algo que verdadeiramente inspire e envolva o empreendedor e, depois, todas as outras pessoas necessárias ao sucesso do projecto.
- Controlo dos objectivos. Que objectivos se pretendem alcançar. A 10 anos, a 5 anos, a 1 ano, nos próximos 90 dias. Como nos estruturamos e controlamos os nossos indicadores para alcançar estes objectivos.
- Controlo das razões. Cada um é resultado das escolhas que fez. Quais foram as razões que levou a querer ser empreendedor e começar um projecto. A sair da anterior zona de conforto. As nossas razões são o que nos dá energia nos piores momentos. Nos seus momentos de desânimo costumo brincar com um cliente, dizendo-lhe que pode sempre escolher voltar atrás, ser empregado ou ter um auto emprego com uma assistente, pois teria menos problemas e até, provavelmente, ganharia, no curto razo, mais dinheiro. A resposta é sempre a mesma, … um grande sorriso e parece uma mola a saltar… Nem Pensar! Impossível! Eu escolhi este caminho e nenhum obstáculo me pára!
Nos dias de hoje, tenho reflectido sobre a necessidade de controlar, o Medo. Em inglês a palavra é FEAR = Falsas Expectativas Parecem Reais.
Vivemos numa época de grande mudança e perante essa mudança… o Medo. É humano sentir medo. Aquilo que faz a diferença é aquilo que se faz apesar do medo. É a coragem que se tem, apesar do medo.
Todas as pessoas e todos os empresários têm a tendência básica para viver as suas vidas num nível aceitável de risco. O nível de risco varia de pessoa para pessoa e de acordo com a fase da vida, mas para cada um nós, existe um nível que nos faz sentir confortáveis. Os seres humanos não são totalmente racionais na forma como pensam o risco. As emoções (o medo) desempenham um papel muito importante na nossa percepção do saldo de possíveis perdas contra possíveis ganhos. Isto explica a total ruptura de liquidez do sistema bancário que se viveu há meses atrás e a atitude da banca e da maioria da classe empresarial. Como reunir coragem? Talvez seguindo 2 estratégias:
- Reconhecer o medo e todos os receios resultantes das mudanças;
- Controlar as armadilhas de comportamentos quanto à acção e à percepção de risco.
São precisas novas perspectivas, novas soluções e acima de tudo, novas atitudes.
O maior risco é não assumir risco nenhum. Temos de tomar as nossas decisões e de abrir novos caminhos, que abrem novas soluções e inúmeras possibilidades.
Com optimismo é a melhor oportunidade para mudarmos a nossa vida, os nossos negócios, o nosso ambiente empresarial e social. No mundo empresarial é necessário as pessoas interagirem mais, partilharem ideias e colaborarem umas com as outras de modo a criarem ou juntarem projectos que entusiasmem. Marketing de fusão entre empresas, fusão de projectos de diferentes empresas, inovação e criatividade para juntar e criar as novas soluções. Unidade na acção!
O individualismo empresarial português não nos conduziu a resultados fantásticos. É altura de mudar?

Paulo Mendes
Executive & Business Coach
www.actioncoach.com/paulomendes

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