sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Magia dos Objectivos


Estamos no princípio do ano e nenhuma altura será mais adequada que esta, para reflectir sobre objectivos.
Os objectivos são o que motiva as pessoas.
Os resultados que obtemos na vida, raramente ultrapassam o nosso desenvolvimento pessoal. Obter determinado nível de resultados, está aparentemente reservado para quem tem um determinado nível de conhecimentos, competências e atitude, que sustentam e dão corpo a esses mesmos resultados.
Quando não estamos, então, contentes com os nossos resultados, a nossa reflexão deverá dirigir-se à nossa identidade.
O que nos falta ainda para obter melhores resultados?
Se crescemos então no sentido de materializar determinado tipo de resultados, isto significa que crescemos até ao limite dos nossos objectivos. Ou seja, crescemos até realizar aquilo que perspectivamos.
Na nossa sociedade, somos levados a pensar que os nossos objectivos serão ter uma família, um emprego, uma casa, um carro e, eventualmente passar umas boas férias, uma ou duas vezes por ano. Dependendo das referências que tenhamos à nossa volta, ou seja, das pessoas que nos são mais próximas e dos seus hábitos, estabelecemos, dentro destas balizas, o nível de cada uma destas coisas para que nos posicionamos. E de uma maneira ou de outra, com mais ou menos sucesso, é o que atingimos. Nem mais, nem menos... Os nosso objectivos não são marcados de uma forma activa e consciente, mas sim, por defeito, e de forma absolutamente passiva. Crescemos e vivemos até nos equipararmos aos nossos pares.
Ao actuarmos desta forma, tomamos a opção de fechar por menos do que merecemos...Ao actuarmos desta forma, tomamos a opção de viver abaixo do nosso potencial!
Mas onde é que estamos a querer chegar?
De uma forma muito simples e directa, à conclusão de que, ao definirmos os nossos objectivos com base no meio envolvente, estamos também a definir as nossas limitações. Ou seja, não há pessoas limitadas! O que há são objectivos pouco poderosos. A nossa habilidade cresce até estar ao nível dos nossos objectivos.
A verdadeira razão de ser dos objectivos é transformarem-nos em melhores pessoas. Alguém me disse um dia: “ Faz-te Milionário! Não pelo dinheiro, mas pela pessoa em que te tornarás!” Quer dizer, o teu crescimento pessoal e a tua capacidade de trazer valor à sociedade acompanharão esse objectivo.
Todos nós temos sonhos!... Poucos estamos dispostos a fazer o necessário para os vivermos. Poucos estamos dispostos a sair da nossa zona de conforto, para os transformar em objectivos.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário