sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Antes dos Resultados


Temos tido recentemente a oportunidade de reflectir, com pessoas a que estamos ligados, sobre aquilo que nos permite atingir determinadas realizações. Ou seja, como aparecem os resultados na nossa vida.

A maior parte das pessoas a quem perguntamos como desenvolvem os seus níveis de confiança, responde-me que esta vem dos resultados. Isto provoca sempre alguma confusão pois, parece-nos invertido, como hão-de aparecer resultados se não estivermos antes confiantes?
Estamos então tentados a cair num ciclo vicioso. Não temos resultados porque não temos confiança e não temos confiança porque não temos resultados.

Na minha opinião, como Business Coach, a confiança tem de aparecer antes dos resultados. Assumirmos esta responsabilidade dá-nos o controlo sobre o nosso futuro, por oposição a deixá-lo entregue à sorte agreste, daquilo que o acaso nos trouxer. Um indivíduo confiante atingirá resultados e isso, parece-me claro.

Onde vamos então encontrar essa auto-confiança? Aprofundando com outra pergunta... Qual é a principal característica dos Indivíduos confiantes? Acreditamos que é a auto-estima. Alguém que gosta de si próprio, confia nas suas capacidades, como tal desenvolverá a auto-confiança de que necessita, para atingir os resultados a que se propõe.

E a auto-estima?... Onde a encontraremos?... Será que é a olharmos para o espelho diariamente, a pensar o quão fantásticos somos?... Será que é sentado todo o dia à nossa secretária?
Na nossa opinião, orgulhamos de nós próprios, quando estamos satisfeitos com a quantidade e qualidade das nossas acções. Parece-me que gostamos de nós próprios, quando sentimos que não demos menos do que o nosso melhor. A auto-estima nasce, então, da acção, ou seja, da disciplina, de fazer aquilo que sabemos que temos de fazer, com o nosso máximo empenho. Ou dito de outra forma, a auto-estima vem da auto-disciplina.

Será este, então, o caminho para os resultados. Se nos auto-disciplinarmos diariamente, estamos a construir a nossa auto-estima, que resultará na auto-confiança de que necessitamos para atingir os resultados que queremos.

Numa permanente atitude acima da linha, gostaría ainda de sublinhar o facto, de que todas estas coisas se encontram dentro de nós. Auto-disciplina, auto-estima, auto-confiança e os nossos resultados, presentes ou futuros. Quero com isto dizer que nada daquilo que nos acontece é determinado pelo meio envolvente. Tudo é determinado por nós pela nossa atitude e por aquilo que fazemos! Pela nossa responsabilidade: Ser verdadeiramente responsável pelos nossos actos e suas consequências.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário