sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tempo de pensar - Tempo de Mudar


Para nós, o papel mais importante do líder empresarial é preparar-se a si próprio e ao seu negócio para crescer. A nossa metodologia assenta em ciclos de 90 dias. Um trimestre é o prazo suficiente grande para conseguirmos implementar algumas mudanças críticas e medir os resultados dessas mudanças. Suficientemente pequeno para sermos flexíveis nos caminho, nas estratégias escolhidas e firmes nos objectivos e no propósito.
Nesta mudança de trimestre é tempo de pensar! Tempo de fazer um balanço. Qual é a nossa situação actual, face aos objectivos e estratégias definidas para o ano? Quais são as mudanças no mercado ou no nosso nicho de mercado?
Que vitórias alcançamos, neste trimestre? O que aprendemos com os sucessos e com os insucessos? Onde estamos mais fortes? E onde estamos mais frágeis? Que novas oportunidades e que novas ameaças? Que riscos devemos minimizar? O que depende de nós, que nos impede de ser o melhor que podemos ser e aproximar do máximo potencial?
Em empresas em dificuldades, algumas perguntas mais fortes e mais específicas, como:
- Existe algo no meu negócio que sabendo o que sei hoje, não faria?
- Que produto ou serviço não oferecia ao mercado, se recomeçasse hoje?
- Que pessoa não contrataria?
- Que banco, fornecedor, prestador de serviço não trabalharia?
- Que outras situações têm que ser reavaliadas, pelos prejuízos, frustração e problemas provocados?
- Que clientes “despeço” com justa causa? Devem negociar com outros, mais adequados às suas necessidades e valores!
Nas respostas às perguntas, se formos brutalmente verdadeiros no diagnóstico e assumirmos a responsabilidade pelo que alcançamos, temos poder. O Poder de pensar em soluções e alternativas e o poder de ter a coragem de mudar, através das decisões que tomamos. O poder da influência e através deste, o poder da liderança, que leva á acção que mude o que for necessário para alcançar os nossos objectivos e o nosso propósito último.
E depois, planeamos as acções, dividimos os 90 dias em 13 semanas. Para cada semana é planeado, pelo menos, uma acção de melhoria. Algo importante e não urgente. E todas as semanas assumimos a responsabilidade…de prestar contas quanto á execução e resultados.
Os tempos são adversos e as soluções, por vezes, são difíceis. Agora, a forma como reagimos, pensamos, decidimos e agimos é uma escolha. Muitos estão “à rasca” porque dizem que não podem escolher. O poder de assumir responsabilidades para mudar, também pode pôr-nos “à rasca”. È necessário coragem para expressar o melhor que há em nós e influenciar pessoas a mudar para elevar a sua vida.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

2 comentários: