sexta-feira, 4 de março de 2011

Seja um Bom L I D E R!!


Muitos empresários têm uma frase tipo: “Não consigo arranjar bons empregados!” ou “Não consigo que os meus empregados façam o seu trabalho!”. Que tipo de líder é? Que pessoas está a atrair? Qual é o seu plano para ser o tipo de pessoa que os outros querem seguir?
Uma lista de coisas simples, mas nada fáceis, que se podem fazer, para ser líder e construir uma equipa:
• Comunicar a sua visão, missão e objectivos para o negócio, para a equipa saber para onde quer ir.
• Falar sobre o futuro e ajudar as pessoas da equipa a visualizar esse futuro melhor.
• Identificar e rentabilizar os pontos fortes de cada pessoa.
• Ter sistemas de medição e de avaliação do desempenho, para que cada um possa medir o seu progresso.
• Ensinar os elementos a serem bem sucedidos. Nada demonstra mais interesse pelas pessoas do que investir tempo a ensinar coisas relevantes.
• Elogiar os membros da equipa quando estão a fazer um bom trabalho. Um líder não receia expressar quando um trabalho está bem feito.
• Aprender com os erros. Um Líder assume riscos. Constroem relações e elevam os níveis de confiança entre os membros da equipa. Não se fecham no escritório. Em vez disso, activamente ouvem e pedem opiniões e ideias.
• Ser entusiasta! Experimente demonstrar entusiasmo sobre uma ideia e observe como as pessoas mudam.
• Diversão! Um líder gosta daquilo que faz independentemente das dificuldades. As pessoas preferem seguir quem tem prazer naquilo que faz.
A seguir avalie os sistemas do negócio. Poucos empresários compreendem a importância dos sistemas e a sua relevância para criar uma equipa vencedora. Com bons sistemas a funcionar, é muito mais fácil para os membros da equipa trabalhar e produzir óptimos resultados, dando previsibilidade e rentabilidade ao negócio.
Quando um empresário sente insatisfação na forma e nos resultados que a empresa está produzir, antes de mais, deve analisar e modificar os sistemas. Desde as coisas mais simples como a forma como o telefone é atendido ou um cliente é cumprimentado, até á forma como os produtos ou serviços são produzidos ou disponibilizados aos clientes.
Se os sistemas não estão devidamente definidos, fáceis de perceber, escritos, como é que alguém pode perceber o que pretende? É um princípio básico para as pessoas trabalharem como uma equipa!

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

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