sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nada É Impossível...


…Apenas não encontrou os associados certos!
Está preparado para se afastar da sua área de confiança e conforto para encontrar os sócios que precisa?
Será a Associação, uma forma superior de Sinergia?
A natureza dá-nos muitos exemplos, como os lobos, os golfinhos, os gansos.
E na civilização humana?
Que género de associações são criadas para conceber aeroportos? E para os construir? E para os explorar? Para construir barragens? Para lutar por causas como o ambiente? Para observar fenómenos no espaço? Para realizar expedições à Lua ou a Marte? Para encontrar curas para doenças, como o cancro? Para cultos religiosos?
Isto é interessante! Quantas formas de associação existem? Porquê?
A empresa é uma forma de associação, mas as empresas para determinados desafios precisam de (novos) sócios ou associados. Como encontrar sócios nos negócios ou noutras áreas da vida?
Algumas sugestões, para qualificar sócios para alianças ousadas:
1) Que questionem o seu pensamento e tradição, mas partilhem objectivos importantes.
2) Competem em algum aspecto da actividade. Directamente ou não.
3) Fazem as mesmas coisas mas de uma maneira totalmente diferente.
4) As suas principais capacidades e competências são complementares.
5) Tem círculos de networking e de influência diferentes dos seus.
6) Utilizam outros canais de marketing e de distribuição.
7) Possuem uma peça do puzzle que lhe faz falta.
Quem procura este tipo de associados pensa em GRANDE? Tem coragem para fazer rupturas e para inovar? É corajoso? Que objectivos podem ser estabelecidos por quem pensa desta maneira e procura as vantagens de várias formas de associação?
Ambiciosos, por certo e podem repetir, Nada é Impossível, apenas não encontrei os associados certos.
Que vencedores consistentes conhecemos? Belmiro de Azevedo é reconhecido por ser um empresário talentoso e características únicas, ou, por ser sagaz a escolher equipas e sócios excepcionais? E que outros grupos económicos ou de outro âmbito fazem da parceria, uma forma de arte?
Eu quero desenvolver esta arte! Quero associar-me a pessoas que tenham a mesma vontade aprender, apreciar e dominar esta superior arte de construir parcerias e estabelecer alianças. Por muito óbvios que pareçam os conhecimentos necessários, teremos presente, na prática, o desenvolvimento desta arte:
1) É impossível que uma pessoa ou uma empresa saiba tudo. Quem está disposto a arriscar o seu êxito, ao fazer tudo sozinho?
2) A maior das sabedorias é procurar a sabedoria dos outros.
3) Ninguém atinge o seu potencial se não tiver quem o empurre em direcção a ele. Amigos, professores, equipas, sócios, parceiros, colegas, associados e mentores. Num patamar especializado, as diferentes formas de treinador / Coach.
4) Quanto estivermos no círculo dos vencedores, diremos aos parceiros: Obrigado, tive excelentes parceiros e fizemos alianças incríveis. Mais uma vez, confirmamos que NADA È IMPOSSÍVEL com os associados certos.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário