sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Activo Mais Precioso


Mudar hábitos é um profundo desafio que exige compromisso e disciplina!
Aquele que não se interessa pelas pequenas coisas, terá um falso interesse pelas grandes coisas. Nunca fiz surf, mas dei quedas em cima de uma prancha. Fiquei com uma certeza: a diferença entre surfar uma onda e ser enrolado pela mesma é incrível. São pormenores que criam esta diferença. O tempo é como as ondas do mar, não conseguimos parar o relógio, assim como não conseguimos controlar as ondas. Ou surfamos ou somos enrolados de forma descontrolada.
Gerir o tempo é gerir a vida, é a gestão pessoal. Gestão pessoal é antecipar a sequência de acontecimentos. Controlar o que se vai passar a seguir. Podemos escolher entre o que é importante e não é. É esta escolha conduz aos resultados!
A melhor técnica é planificar antes de passar à acção. Empresas concluíram, que 10 minutos de planeamento diário levam a poupança mínima de 120 minutos de tempo perdido e esforço difuso de muitas pessoas. Nos dias de hoje, que estamos assoberbados de informação e pressão, mais do que nunca o planeamento é indispensável!
A fórmula dos 5 P: “Planificação Prévia Previne Performance Pobre”.
Isto implica trabalhar a partir de listas:
1) Uma lista principal - ESCRITA NO PAPEL – onde colocamos tudo o que queremos fazer no futuro. Em todos os papeis que temos, profissionais, sociais, familiares, pessoais, etc
2) Uma lista trimestral - com as mudanças necessárias e plano sequencial para introduzir essas mudanças, melhorias ou aquisição de competências.
3) Uma lista mensal - a ser redigida no final de cada mês, com os objectivos e estratégias do mês.
4) Uma lista semanal - Agenda - na qual planifica antecipadamente toda a semana Nos diferentes papeis que tenha, com blocos de tempo, agendamento por defeito (por defeito todas as segundas neste intervalo de tempo acontece … ), para as tarefas importantes como Preparação, Prevenção, Construção de Relações, Aprendizagens, Formação. E também para as tarefas urgentes, como prazos, reuniões, problemas com grande pressão, etc. Esta lista mantém-se em aberto para actualização ao longo da semana em questão. A planificação semanal com agendamento por defeito faz toda a diferença na produtividade pessoal e de equipas. Passar a bloquear tempo semanal para o que é importante tem resultados incríveis.
5) Por fim - a lista diária - que não é mais do que a lista de actividades específicas que irá realizar no dia seguinte. De preferência com a definição dos passos necessários. Quando estiverem concluídas assinalar, que gera a sensação de progressão e de concretização, que aumenta a sensação de realização.
O adiamento, o sucessivo adiamento, o desfasamento entre o importante e o que se produz no dia-a-dia é uma das grandes causas de frustração e stress. Aprender a surfar no tempo é algo exige muita disciplina na alteração de hábitos…

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

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