sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O negócio como produto


Muitos empresários acreditam que o sucesso do negócio depende do produto / serviço que vendem. Mas o franchising veio revolucionar o mundo dos pequenos negócios.
O verdadeiro produto destes negócios é o negócio em si mesmo. Os bons modelos de franchising fornecem ao franchisado um sistema inteiro de fazer negócio.
Neste conceito o que é, por exemplo, o Mc Donald’s ou a 5àSec? Uma forma de criar, para os pequenos empresários, um negócio extraordinário. Que funciona. Que gera lucro. Que assegura rentabilidade para o investimento feito. Repito: Que funciona!
Obviamente que há bons potenciais empresários em maus franchising (alguém vendeu / comprou algo que não funciona), assim como, bons negócios com má selecção de franchisados.
Fora do protótipo franchising, 80% dos negócios morre nos primeiros 5 anos. No sistema de franchising cerca de 75% dos negócios são bem sucedidos no mesmo período de tempo. Incrível!
Por regra quem começa um negócio concentra-se no produto ou serviço que vai comercializar. Quem vende um franchising comercializa um sistema que funciona e assegura ao empresário, disciplina, um modelo a seguir e ordem. O franchisado não aprende a fazer hambúrgueres ou a limpar roupa. Aprende a liderar e fazer funcionar um negócio que produz refeições rápidas ou serviços de limpeza.
O franchising pode equilibrar e satisfazer, as 3 personalidades que vivem dentro de cada empresário:
-Ao Empreendedor, é uma forma de dar corpo à sua visão do futuro, com mais segurança.
-Ao Gestor, assegura ordem, controlo e previsibilidade.
-Ao Técnico, a possibilidade de fazer coisas de que gosta.
Quando iniciamos um negócio devemos estar bem cientes do nosso papel. O papel de empresário é, acima de tudo o resto, preparar-se a si próprio e ao seu negócio para crescer. Definir a sua visão bem como um plano para atingir. Escrevê-la de forma clara para que todos os envolvidos a possam compreender na perfeição. São estas as características das empresas maduras. As boas empresas já nascem maduras! Sabem que o seu papel é encontrar, servir e manter clientes. Só desta forma os negócios crescem.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

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