sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Publicidade para comprar clientes


Fazer publicidade, nos diferentes canais, é, por regra, um grande desafio para as PME’s. Todo o empresário já sentiu que fez uma campanha publicitária que não funcionou. Isto é, que não gerou receitas e lucros. Por este motivo, ou deixam de fazer, ou fazem sem qualquer convicção quanto aos resultados.
O primeiro aspecto que falha é estratégia. A maioria das pessoas pensa que as boas peças publicitarias tem que ser divertidas, bem escritas ou de grande impacto visual. A verdade é que a melhor publicidade funciona devido à estratégia que está por detrás.
Claro que a qualidade da comunicação do design, da clareza ou do interesse que levanta são relevantes, mas são secundárias, face à estratégia e clara definição do mercado-alvo.
Grande parte da publicidade diz as coisas erradas às pessoas erradas. Muitas vezes vemos ou ouvimos publicidade que é “ o Meu nome é X, o meu contacto e Y e o meu telefone é Z. Nestes casos o nome ocupa o maior espaço, mas apenas o Ego e a família próxima ficam satisfeitos. O cliente ou o consumidor, pensa “O que é isto tem a ver comigo?”
Não deveriam ficar surpreendidos por não funcionar! Este tipo de publicidade não gera qualquer resultado, quanto muito alimenta o ego de algumas destas empresas.
As pessoas não lêem ou ouvem este tipo de publicidade a não ser que prometa algo de interessante e do seu interesse.
Estratégia, neste caso, é definir um plano: o que se pretende que os consumidores façam e de que maneira e como se vai gerar este tipo de acção. Por regra, numa PME o que se pretende é que o cliente alvo entre em contacto com o negócio. Para isso tem haver uma estratégia que proporcione um bom motivo encorajando o contacto.
A Publicidade como estratégia de marketing é definir Quem, que precise ou beneficie do Que, ter um Porque para contactar, Onde e Como! As PME precisam de gerar contactos que entrem na porta ou no telefone para gastar dinheiro no seu negócio.
Publicidade é comunicar da forma mais rápida e clara possível, não para alimentar o Ego ou mostrar que se é divertido
Há inúmeras mensagens publicitárias nas publicações. Quais chamam a atenção e interesse? O ponto mais importante é sempre o cabeçalho! Como é que decidimos se lemos ou não um artigo? Se o título e subtítulo capta a nossa atenção! Ou a imagem!
É pelo título ou pela imagem que decidimos numa pequena fracção de tempo se tem Interesse para nós.
Os melhores tipos de cabeçalhos:
1) Que qualifiquem o leitor/ouvinte que são o seu mercado alvo.
2) Ofereçam benefícios do interesse do leitor e que possam obter do seu negócio.
3) Notícias ou Novidades. Principalmente se forem educativas.
4) Que gerem curiosidade e que sejam fáceis de perceber.
5) Que vendam. Na nossa definição, Vender é ajudar, profissionalmente, as pessoas a comprar.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

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