sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

6 Passos para Resultados Máximos


Se um modelo estruturado para resultados máximos no negócio, têm 6 Passos, quais são?
1º degrau: É o controlo dos fundamentais básicos do negócio. Nesta fase, a preocupação do empresário deverá ser a de controlar com rigor, 3 questões fundamentais: O dinheiro, o tempo e a distribuição.
O controlo do dinheiro refere-se à identificação e constante medição, do ponto crítico do negócio. Este indicador deverá ser avaliado com a máxima periodicidade possível e indica-nos quanto necessitamos vender, para cobrir os custos totais.
O controlo do tempo respeita essencialmente à avaliação de prioridades. É fundamental que o Empresário compreenda que o seu trabalho é essencialmente o trabalho estratégico, preparar o negócio para crescer. Costumamos dizer, trabalhar O negócio por oposição a trabalhar No negócio.
O controlo da distribuição prende-se com a noção de que a consistência é ainda mais importante que excelência. Uma das coisas que o Ser Humano mais procura é a previsibilidade. É saber exactamente o que o espera. O mais importante na distribuição, na minha opinião, é ser consistente, é ser sempre igual. O que é que faz do Macdonald’s o restaurante mais procurado do mundo? Oferece uma experiência consistente.
2º degrau: Será a procura de um nicho, ou seja de uma posição competitiva em que não sejamos obrigados a competir pelo preço. As PME não têm dimensão para competir pelo preço, pois haverá sempre um concorrente de maior dimensão com mais poder a esse nível. Quem vive pelo preço, morrerá pelo preço. Para não competir pelo preço será então fundamental desenvolver uma proposta única de venda, ou seja uma forma de diferenciação.
3º degrau: Alavancagem, ou seja, produzir cada vez mais, com cada vez menos recursos. Dividir para multiplicar. Como é que conseguimos alavancar um negócio? Há 4 formas fundamentais: As Finanças; O Marketing; As Pessoas e a sua formação; Sistemas e tecnologia.
Nesta fase o empresário deverá compreender que deve registar as suas tarefas. Se as registar, poderá pedir a outros que o façam. Estamos a falar então de sistematizar a rotina e humanizar a excepção.
Esta fase é absolutamente fundamental no crescimento do negócio. Pois é aqui que o Empresário se começa libertar das operações da empresa, começando a ter mais tempo disponível. Desta forma, não só melhora a sua qualidade de vida, como cria as condições para que a sua empresa cresça.
4º degrau: Equipa. Quantos Empresários já ouvi dizer, que não encontram gente de qualidade? … Quem é que os selecciona? Quem é que os recruta? Quem é que os treina? Quem é que lhes dá sistemas para trabalhar? O problema está (apenas) nos colaboradores?
Trabalhar a equipa não é só colocar a bordo as pessoas certas, mas também nos lugares certos.
Por último e de uma forma natural, passamos ao último estágio de desenvolvimento: - Os Resultados. Esses resultados materializam-se essencialmente de duas formas: Tempo e Dinheiro. Estar no negócio deixou de ser uma necessidade passou a ser uma opção. Chamamos a esta fase, de diversificação. Porquê? Porque o tempo e o dinheiro dão-nos escolhas. Sendo que, para um empresário que vise continuar a aumentar a sua riqueza, a escolha natural será pensar noutras oportunidades de negócio. Nessas oportunidades, poderá voltar a aplicar o mesmo modelo de crescimento, com os mesmos resultados.
Resumindo, desenhar o nosso negócio para que ele funcione sem Nós é praticamente um imperativo, se queremos que ele prospere ao longo do tempo.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

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