quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

6 Elementos para uma Equipa Vencedora
Que PME’s podem correr o risco de não ter as “pessoas certas a bordo”? Mas, vulgarmente, os processos de selecção e construção de equipas são pouco cuidados.
Seleccionar as pessoas certas é, apenas, o princípio de construir uma equipa de sucesso. Depois, o empresário não pode esperar que a equipa, sozinha, conduza e aumente o desempenho do negócio. São também importantes os seguintes 6 elementos:

1 - Forte Liderança
Implica criar um ambiente que encoraje a cooperação entre os elementos da equipa. Inspirar e envolver os membros da equipa, com uma visão audaciosa e objectivos ambiciosos para a empresa. Como consequência, a equipa, inspira os clientes.
No best seller de Jim Collins (formador de lideres empresariais), De Bom a Excelente, é identificado o elemento mais importante, a que ele chama “Liderança de nível 5”. São líderes que corporizam uma mistura paradoxal, de humildade e vontade profissional. Pessoas ambiciosas, mas sobretudo para as empresa, não para si próprios. São infectados por uma tremenda necessidade de produzir resultados consistentes.
Outra característica importante destes líderes é a janela e o espelho. Quando as coisas correm bem, olham para a janela para atribuírem o sucesso á equipa. No entanto, se as coisas correm mal, olham ao espelho e culpam-se a eles próprios.

2 - Objectivo Comum
As equipas precisam de perceber quais são os objectivos comuns do negócio
e que estes superam os objectivos individuais. Equipas do desporto são bons exemplos deste conceito. O objectivo é ganhar o campeonato, logo é mais fácil todos os membros concentrarem-se neste objectivo. Quando um ou mais elementos privilegiam os objectivos individuais, toda a equipa é negativamente afectada. A forma de reconhecimento e recompensa para os indivíduos e para a equipa tem que ser coerentes e consistentes com o objectivo comum da empresa.

3 - Regras do jogo
Caso não sejam escritas e conhecidas por todos os elementos, os elementos vão ultrapassar os limites desejados. Deverão ser explicitados os valores e cultura pretendida. As tarefas e responsabilidades individuais serão asseguradas através de um contrato individual posicional, ligado através de manuais de procedimentos.
Quando isto não acontece, com muitas zonas cinzentas, os empregados poderão criar uma cultura e um conjunto de procedimentos desadequados aos interesses da empresa.

4 - Plano de Acção
Definir como os objectivos serão atingidos.
Assegura responsabilidade individual nas tarefas, identifica recursos a utilizar, define prazos para execução e tem formas correctas de medir a concretização. Elimina a ambiguidade e subjectividade para todos os elementos da equipa.

5 - Apoio ao risco
O negócio é sobre risco e resultados. Para um negócio crescer, um líder tem que estar disposto a um nível de risco prudente, que seja assumido e delegado. Quando não acontece, o potencial empresarial é muito limitado. Deve estar explicitado nos pontos de cultura.

6 - 100% Inclusão e 100% Envolvimento
A arte da inclusão é assegurada pela comunicação aberta com todos os elementos. Assegurando 100% de inclusão, o líder pode requerer 100% de envolvimento de cada elemento, como expectativa da cultura da organização.
Esta atitude conduz à confiança e assegura um nível confortável de delegação de responsabilidades por parte do empresário.

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