segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Como tornar-se num génio do marketing


Por regra, precisamos de mudar a forma de pensar, antes de mudar a forma de fazer as coisas.
Uma ideia, que muitos considerarão provocadora: O MARKETING é o ingrediente mais importante para o sucesso de um negócio!
Muitos empresários concentram-se APENAS na redução de custos, por isso, para poupar salários e outros custos, trabalham inúmeras horas. Claro que ter o nível de custos controlado é uma das áreas mais importantes da viabilidade de um negócio, mas o seu potencial de melhorar os resultados, é limitado.
Quem quer criar riqueza, continuamente, tem de dedicar mais tempo ao aumento das receitas do que à redução de custos.
Quem não está focado na criação de riqueza não tem mentalidade de empresário, em vez de um negócio, provavelmente criou um auto-emprego, ou as circunstâncias o desfocaram do que realmente é importante: Preparar-se a si próprio e ao negócio para crescer.
O marketing tem de ser desmistificado. No caso das PME’s, não tem a ver com criatividade, é uma questão de investimento. Comparar os euros que saem, com os que entram no negócio.
Feito de forma adequada, é o melhor investimento que existe. Se um empresário investe 1000,00€ numa iniciativa comercial ou de marketing que gera receitas de x euros e um lucro de 5000,00€, foi um investimento que gerou um retorno de 500%. Quantos investimentos conhecem que tenham um potencial de retorno desta grandeza? Claro que tem riscos, pois nem tudo que é tentado, funciona.
Então, como transformar-se em Génio de Marketing?
2 Palavras: TESTAR e MEDIR. Sempre que for aplicada (testada) uma estratégia de marketing (gerar novos clientes), mede-se os resultados. Como? Há inúmeras formas, mas pode começar uma simples pergunta ao telefone ou presencialmente: Onde é que ouviu falar de nós?
Marketing é, antes de tudo, Matemática. E com simples contas de aritmética podemos transformar empresários de PME’s em Génios de Marketing.

Paulo Mendes
Executive & Business Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário